sexta-feira, 23 de outubro de 2009

1000 (mil) visitas no DialogosenMercosur

1000 visitas em 55 dias de blog

O mundo se faz de contatos! Sabendo disso, em 1915, noventa e quatro anos atrás, nos meses de outubro e novembro, o nosso americanista brasileiro, o pernambucano Sílvio Júlio de Albuquerque Lima vai ao Uruguai pela primeira vez para participar do Congresso Iberoamericano de Estudantes, na condição de um dos representantes da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro. No Uruguai, Sílvio Júlio conhece pessoalmente José Enrique Rodó, Juan Zorrilla de San Martin, Angel Falco, Maria Eugenia Vaz Ferreira, Manuel Gálvez, Carlos Octavio Bunge, José Igenieros, entre outras figuras ilustres do meio acadêmico platino, configurando, nesse momento, o início de sua rede de contatos latino-americana. Sim, Nós Podemos, disse para si Sílvio Júlio.
Um dos primeiros debates sobre a questão latino-americana que se tem notícia entre Sílvio Júlio e os intelectuais latino-americanos ocorre exatamente nessa viagem ao Uruguai, quando ele próprio afirma que, após as reuniões do congresso do qual participava, reunia-se no Café La Giralda, quase que diariamente, com José Enrique Rodó, Angel Falco e Emílio Oribe para falarem sobre a América.
Anos depois, 1926, quando volta ao Uruguai, Sílvio Júlio descobre que nomes como Euclides da Cunha, Joaquim Nabuco, Rui Barbosa e até mesmo Machado de Assis eram desconhecidos naquelas plagas. Seu amigo uruguaio Ariosto Gonzáles afirma que aqueles eram apenas nomes. “É raro, raríssimo o intelectual que já lhes leu um livro”. Gostei da informação, afirmou Sílvio Júlio. Era um sinal que estávamos de costas para a América Latina. Bem mais tarde, o intelectual Darcy Ribeiro afirmava o mesmo..
Falta-nos a atitude que Silvio Julio sempre buscou... aquilo que hoje o intelectual chileno Eduardo Devés continua a buscar e a pregar que é a criação, a formação e manutenção de uma teia, de uma Rede de Contatos entre os acadêmicos das universidades.
Temos notado como é difícil construir uma rede de contatos, romper barreiras, quebrar os chamados paradigmas junto ao outro, buscar laços em nossa América Latina, aliás, em nosso próprio país. No entanto, aos poucos, temos conseguido, com muita paciência, a partir da criação de nosso blog DialogosenMercosur, literalmente de mão em mão, fazer contatos, trocar palavras, emails, idéias e, voltando ao início, tecer uma Rede.
Por isso vimos, agora, agradecer aos colegas professores e alunos universitários o número alcançado durante o dia de hoje, que foi a visita de número 1000 (mil). Em menos de dois meses, mais precisamente em 55 dias, nosso blog registra este número. É um número relevante e significativo porque o público que o visita é único e seleto e nossa proposta é, de fato, dar continuidade ao projeto silviojuliano que é, hoje, a proposta do amigo querido Eduardo Devés.
Agradecemos a cada visitante do blog com um abraço apertado. Precisamos, amigos, fortalecer nossos laços através do intercâmbio acadêmico e isso só poderá nascer com a disposição de cada Ser desta América Latina tão amada e querida, independente do que fazem nossos governantes. Devemos lembrar de nosso compromisso, enquanto professores, para com aqueles que são a razão de nosso trabalho, ou seja, os alunos e, a eles, mostrar o caminho correto da produção e envolvimento acadêmico, da intelectualidade e isso não conseguimos sozinhos!

Muito obrigado

Dialogosenmercosur
http://dialogosenmercosur.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário