sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Reze pelo Haiti... por Honduras... por nosotros.. por nosotros...

Em recente artigo publicado na Revista Carta Capital (http://www.cartacapital.com.br/, de 29/09/09), o colunista Luís Carlos Lopes falou sobre a questão hondurenha e o futuro das Américas. Lopes dizia que "O caso de Honduras traz a memória de tantos golpes de Estado e de governos ditatoriais, comuns na América Latina, entre as décadas de 1960 e 1980. A América Central, onde fica este pequeno país, foi afogada em sangue, miséria e ignorância, a partir de episódios similares. Nenhuma ditadura trouxe a paz e a conciliação, baseada em algum nível de justiça social. Nesta região, elas geraram incruentas guerras civis revolucionárias, respondidas a política de terror de Estado, baseadas no controle da opinião, na tortura e em execuções sumárias. A ordem e a normalidade constitucional pretensamente pretendida pelos ditadores, sempre significaram um poço sem fundo, um mundo sem solução."
Se não lembrarmos do Haiti ou de Honduras, verificaremos que os países da América Latina, com a mão forte de seus líderes ou não, vive, cada um a sua maneira, a sua própria "ditadura", seja ela denominada por seus comandantes como democráticas, socialistas... atas... itas..., ou não.
Relendo o artigo de Lopes, lembrei do Brasil... do Brasil... Si.. queremos paz... Yes, We Can?... Maybe!
Se Bolivar, nos idos de 1819, quando discursava no Congresso de Angostura, já lembrava que "temos sido dominados mais pelo engano do que pela força", nuestros comandantes insistem no engano e, muito mais, na fuerza!
O quadro não mudou... e nós, pesquisadores da Literatura, da História, das Ciências Sociais, antropólogos, entre tantos... precisamos estar unidos e alertas, uma vez que os filhotes das velhas raposas, infelizmente, não nos deixam dormir em paz.

O Haiti - Com Caetano Veloso.. para lembrarmos o Haiti dentro de nós mesmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário