terça-feira, 22 de setembro de 2009

500 visitas en DialogosenMercosur

Ao completarmos a marca de 500 visitas em 22 dias de existência, o blog DialogosenMercosur vem agradecer a todos os colegas acadêmicos que até o momento estiveram "olhando" os posts colocados. Num universo de blogs na internet, devemos considerar essa marca. Com a única proposta de formar uma REDE de contatos tão pregada e buscada, especialmente pelos professores e alunos presentes no ambiente universitário, aos poucos vamos alcançando esse objetivo.
A visita, mesmo quando despretensiosa, é válida para o DialogosenMercosur porque sabemos que alguém veio conhecer um pouco mais sobre esse "pedaço de terra" chamado América Latina.
Acabamos de ouvir Si Queremos com o grupo Illapu e, a partir daqueles versos, devemos sempre refletir sobre nosso passado, presente e futuro. Queremos mudar? Si queremos... Queremos nossa própria identidade? Preservar nossa cultura? Si queremos... Queremos muito mais? Si queremos...
Resumimos esse desejo com versos de outro grupo musical latino americano, o Gotan Projetc, que nos canta, afirma e reafirma:
Queremos paz...
Queremos construir una vida mejor para nuestro pueblo...
Independiente...
Queremos paz...
Queremos construir una vida mejor para nuestro pueblo...
Independiente...
Si, queremos una América Latina fuerte, independiente y académico!
Em obra intitulada História e Localismo, de 1928, apresentando uma análise de conjuntura sobre a América Latina, o pernambucano Sílvio Júlio de Albuquerque Lima, nosso americanista brasileiro, acreditava que o verdadeiro levantamento sobre a cultura latino-americana somente teria êxito com a “conjunção de meios das universidades e grêmios intelectuais, libertos da fome do ouro, para a realização do ideal literário mais digno: o de demonstrar aos pósteros a riqueza ibero-americana, quer no verso, quer na prosa”. Isso não é falar de REDE? O pensador chileno Eduardo Devés (USACH-IDEA) já nos deu seu conceito de REDE: "el conjunto de personas ocupadas en los quehaceres del intelecto que se contactan, se conocen, intercambian trabajos, se escriben, elaboran proyectos comunes, mejoran los canales de comunicación y sobre todo estabelecen lazos de confianza recíproca".
Corroborando com esse pensamento de necessidade constante de contatos e fortalecimento de REDE, quase três décadas após a análise de Sílvio Júlio, o Prof. Flávio Aguiar (USP) argumentou no artigo A América Latina não existe (2002) que há, aí, portanto, "uma América Latina muito concreta por construir [...] Com ela quero dizer que há trabalho a empreender, trabalho de campo, de gabinete, de escritores e universitários, como contribuição para o auto-conhecimento, base da solidariedade, entre os povos latino-americanos. Isto não é apenas uma declaração de princípios, ou uma frase retórica. Isso implica projetos de pesquisa, viagens, escritos, convencer agências de fomento, editoriais, provedores, capitais e trabalhos, isso exige captação de recursos, requer a união de visionários e administradores, de tino e tirocínio, e outros quetais. Ouso até dizer : pode ser que dê certo. Pode ser que dê frutos. Então iremos deitar sementes – e novas raízes – alhures. Pode até se que o mundo melhore um pouco".
Adelante amigos... adelante....
Obrigado/Gracias

Túlio Medeiros
DialogosenMercosur

Nenhum comentário:

Postar um comentário